Glossário do Yoga
Nomenclatura e um pouquinho da Filosofia do Yoga
Glossário de Yoga
Muitas vezes você escuta seu Professor usar uns nomes diferentes não é mesmo?
Pois bem, o sânscrito é uma língua sagrada que está associada a tudo aquilo que também é sagrado entre eles, o YOGA.
Há muitos anos atrás era uma linguagem que só podia ser falada com a permissão de um Mestre (Brâhmane).
Formada apenas por 50 sons, possui 11.000 raízes. O sânscrito também é chamado de "mãe das línguas) em que não se pronuncia diretamente e sim entoa-se tal qual os salmos cristãos.
Existe tanto mistério e beleza nessa linguagem que oferece uma forma de falar já esquecida pois toda a sua entonação é gentil por natureza.
Existem muitos bons Professores de Sânscrito disponíveis e cursos de aprendizado em Shastras (escrituras).
Professora Danielle Bellini - Tantra da Mãe Divina- (Minha Professora) https://yoginidannybellini.com.br/
Professor Carlos Eduardo Barbosa- https://sanskritforum.org/carlos-eduardo-g-barbosa/
Professora Glória Arieira- https://www.vidyamandir.org.br/
e outros que se dedicam a manter viva e divulgar essa linda e invulgar linguagem que faz parte do Yoga.
ABAIXO ALGUMA NOMENCLATURA PARA TE AUXILIAR A ENTENDER UM POUQUINHO MAIS:
(Vide Professor Pedro Kupfer) https://www.yoga.pro.br/glossario-sanscrito-525-verbetes-pedro-kupfer/
A — अ — आ
a — não, partícula de negação. Exemplo: ahiṁsā, não-violência.
abhiniveśa — medo da morte, apego à vida: um dos kleśas, as aflições ou misérias existenciais.
adhāma — respiração abdominal, um dos três estágios na prática do prāṇāyāma.
adhāra — suporte, região abdominal.
adhibhautika — o sofrimento provocado por outrem. Um dos três modos da aflição, sobre os quais comenta Vyāsa no Yogasūtra (I:31): "O sofrimento é de três tipos: ādhyātmika [aquele que está já na pessoa], ādhibhautika [aquele que é inflingido por outrem] e ādhidaivika [o que é provocado pelas forças da natureza]". Ver aśāntiḥ.
adhidaivika — miséria, dor advinda de circunstâncias exteriores: elementos atmosféricos e influências planetárias.
ādhiṣṭhāna — base, assento.
ādhyātma — interno, interior, relativo a si mesmo.
ādhyātmika — sentimento de sofrimento ou insatisfação consigo mesmo. Um dos três aśāntis, as três fontes de aflição.
ādi — (ou ādy, quando precedido por vogal) primeiro, primordial.
advaita — não dual. Vedānta, o ensinamento da não-separação.
advāsana — nome de um āsana deitado de bruços com os braços estendidos à frente do corpo. Também chamado dīrghanamaskāram.
Āgama — testemunho, revelação. Escrituras nas que Śiva ensina as técnicas de Yoga à sua esposa Pārvatī. Também designa os manuais do culto védico.
agni — o fogo, um dos cinco elementos, pañcatattva. Os elementos densos fazem parte da cosmovisão do Tantra, do Vedānta e do Sāṅkhya.
aham — eu.
ahaṅkāra — ego, autorreferência: é referir-se aos desejos e/ou aversões, identificando-se com elas. Um dos componentes da psiquê, citta.
ahiṁsā — não-violência. Um dos cinco yamas, preceitos de conduta do Yoga de Patañjali.
ajapajapa — o japa que não é japa, prática de meditação usando o mantra da respiração, soham.
ājña — comando.
ājñacakra — cakra ou centro de força do intercílio.
ākaśa — o elemento espaço. Veja aqui um texto sobre os cinco elementos e a sua purificação.
alaṁbuśā — uma das mais importantes nāḍīs. Estende-se desde o kaṇḍa, no abdômen, até a boca.
saccidānanda, que inclui ānanda: você é Realidade, Consciência e Plenitude. Saiba mais aqui.
Ānandalaharī — poema esotérico do tantrismo. Veja aqui o poema original em sânscrito, acompanhado de uma tradução para o inglês.
ananta — infinito. A serpente de mil cabeças que serve de leito a Viṣṇu no yoganidrā.
ānavasthitatvān — instabilidade. Um dos nove obstáculos ao Yoga listados por Patañjali no Yogasūtra.
aṅga — parte, membro, etapa.
annamayakośa — o físico denso, um dos três corpos do ser humano.
antaḥkaraṇa — instrumento interior, psiquismo. É o conjunto das qualidades que determinam as experiências pessoais do homem. Segundo a Sāṅkhyakārikā, o antaḥkaraṇa compreende o ego (ahaṅkāra), a inteligência (buddhi) e o pensamento (manas).
antara — interno, interior.
antarāṅga — membros internos. Designa os últimos três estágios do sistema de Aṣṭāṅga Yoga de Patañjali: dhāraṇā, dhyāna e samādhi.
antarāya — lista dos nove obstáculos ao Yoga descritos no Yogasūtrā, I:31: doença, inércia, dúvida, negligência, preguiça, volubilidade, equivocação, inconstância e instabilidade
antarmukhi — olhar para o interior. Introversão. O processo ascendente de reabsorção dos tattvas na Prakṛti, oposto a bahirmukhi, que é olhar para o exterior, e aponta para a emanação da manifestação.
anuloma — encadeado, conectado, na ordem natural. Nome de um prāṇāyāma. Conheça o anuloma prāṇāyāma aqui.
apāna — alento vital descendente, localizado no baixo ventre e na parte inferior do tronco, responsável pelos processos de excreção. Saiba mais sobre os cinco "ares vitais", chamados vāyus ou prāṇas, aqui.
apara — inferior.
aparigraha — não-possessividade, desapego; um dos cinco yamas do Yoga Clássico.
āpas — ou jāla o elemento água.
Āraṇyaka — "Livros da Floresta", coleção de textos filosóficos contemporâneos das Upaniṣads. Foram compostos entre os anos entre 700 e 500 a.C.
Ardhanārīśvara — aspecto andrógino de Śiva, metade homem, metade mulher.
Arjuna — herói da Bhagavadgītā. Arjuna representa o arquétipo do buscador da verdade.
asamprājñata samādhi — samādhi "supracongitivo", último grau de samādhi. É a mais elevada absorção descrita por Patañjali no Yogasūtra. Conheça aqui o sūtra que descreve este samādhi.
āsana — exercícios psicofísicos do Yoga.
Aṣṭāṅga — oito partes ou membros. Nome do Yoga de Patañjali.
aśānti — as fontes da aflição: ādhyātmika, ādhibhautika e ādhidaivika. Respectivamente, aquele sofrimento que está já na pessoa, na forma da distorção na visão que ela tem de si mesma, o sofrimento causado pelos demais, e aquele que é provocado pelas forças da natureza.
aśuddhi — impuro. Estado no qual a consciência é dominada pela miséria existencial (kleśas).
aśviṇī — égua. Contração ritmada dos esfíncteres do ânus e da uretra. Aśviṇīmudrā é uma variação do mūlabandha.
asmitā — senso de "eu sou" (asma). Também, o egotismo. Uma das aflições humanas, obstáculo ao samādhi. Segundo o Yogasūtra, é a incapacidade de distinguir entre citta e Puruṣa, a psiquê e o Ser. Noutro contexto asmitā aponta para uma forma de samādhi peculiar, na qual a pessoa aprende a distinguir o ser do ego.
asteya — não-roubo. Um dos cinco yamas, os preceitos éticos do Yoga.
Athārvaveda — um dos quatro Vedas. O Athārvaveda é uma compilação de mantras védicos análoga ao Ṛgveda, porém mais tardia, de caráter especulativo e filosófico. Este quarto Veda contém a semente do Tantra e do sistema de saúde ayurvédico.
Ātman — Eu, Consciência, individualidade. Ātma é o Ilimitado, encarnado na forma de um corpomente limitado.
avabhdabhūmikatva — impossibilidade de perceber a realidade devido à movimentação constante dos vṛttis, os turbilhões da consciência.
avastha — os três estados de experiência: vigília, sono e sonho.
avidyā — não-saber, ignorância. O maior dos obstáculos para mokṣa, pois é nele que se originam todos os outros, conforme o Yogasūtra.
avirati — sensualidade.
avyakta — não-manifestado.
āyāma — expansão, extensão, dimensão, comprimento, controle. Sufixo do termo prāṇāyāma.
Āyurveda — sistema de medicina tradicional da Índia baseado no conhecimento védico.
Mais daqui a pouco...